A polinização é um processo essencial para a reprodução das plantas com flores. Consiste na transferência do pólen das anteras (parte masculina da flor) para o estigma (parte feminina da flor). Pode ser realizada pelo vento, água e, principalmente, por animais, os polinizadores, dentre os quais se destacam as abelhas. Os polinizadores, ao visitarem as flores em busca de recursos (óleos, essências, néctar e pólen) necessários para sua sobrevivência, viabilizam a produção de frutos e sementes e contribuem para manutenção dos ecossistemas terrestres. 
O serviço realizado pelos polinizadores também garante a produção dos alimentos em sistemas agrícolas. Contudo, esses animais estão ameaçados na maioria dos ecossistemas terrestres devido, principalmente, ao uso intensivo do solo e de agrotóxicos. A perda de polinizadores leva ao déficit de polinização, podendo comprometer a segurança alimentar. 
Devido a importância desse serviço, ações efetivas para conservação dos polinizadores e da flora associada, devem ser fomentadas e incentivadas.  O projeto Guardiões da Chapada é uma dessas iniciativas, ao participar você estará colaborando com a conservação do Patrimônio natural da Chapada Diamantina.
 

Aprenda mais sobre polinização acessando os links abaixo, onde você poderá fazer download de cartilhas e livros sobre o tema.

Cartilhas sobre Polinização

http://www.mma.gov.br/publicacoes/biodiversidade/category/57-polinizadores

Livros Biologia e Ecologia da Polinização:

Volume1

https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/1026/1/bio%20e%20eco%20da%20poliniza%c3%a7%c3%a3o_vol1.pdf

Volume 2

https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/1027/1/bio%20e%20eco%20da%20polinizacao_vol2_virtual.pdf

Volume 3

https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16856